quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Síndrome de Down. Um amor em cada gene!!


"É tanto amor que não coube em 46 cromossomos, teve que vim com 47"

A Síndrome de Down é a condição genética mais antiga que existe, que se caracteriza pelo cromossomo 21 extra, denominada trissomia do 21. Os portadores dessa síndrome apresentam as seguintes características: face achatada, olhos posicionados em linha oblíqua, lábios grossos, língua grande e larga, nariz pequeno dentre outros. Além dessas características físicas, eles apresentam retardo no desenvolvimento e outros problemas de saúde como cardiopatia congênita, hipotonia, problemas de audição, visão, alteração na coluna vertebral, obesidade, alterações neurológicos e envelhecimento precoce.

























A trissomia do 21 é um acidente genético que ocorre no momento da concepção em 95% dos casos, mas com o avanço da idade materna existe uma maior probabilidade gestar um bebe com essa síndrome. 



Não tem tratamento médico para a síndrome em sí, mas sim para as alterações que ele carrega. A fisioterapia nesse caso vai cuidar da parte motora, e o seu desenvolvimento neuropsicomotor. 
Lembrando que a síndrome de down n
ão é uma doença e sim uma alteração genética. Devemos olhar a pessoas com SD em sua singularidade, para que possa ter um pleno desenvolvimento enquanto sujeito.


              "Em particularidade sou muito suspeita para falar que eu simplesmente AMO síndrome de down, sou apaixonada alucinada por esse cromossomo a mais!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário