terça-feira, 15 de agosto de 2017

Hérnia de Disco



A hérnia significa projeção ou saída através de um orifício ou fissura. Neste caso a hérnia de disco ocorre quando parte de um disco intervertebral sai de sua posição normal. O disco intervertebral é a estrutura cartilaginosa que fica entre uma vértebra e outra da coluna vertebral. É mais comum na região lombar. E existem alguns tipos de hérnia, são elas:
✔️ Protrusas: quando a base de implantação sobre o disco de origem é mais larga que qualquer outro diâmetro.
✔️Extrusas: quando a base de implantação sobre o disco de origem é menor que algum dos seus outros diâmetros ou quando houver perda no contato do fragmento com o disco.
✔️Seqüestradas: quando um fragmento migra dentro do canal, para cima, para baixo ou para o interior do forâmen.
As causas da hérnia de disco são geralmente pelo desgaste dos discos intervertebrais. Como sabemos a coluna é o centro do equilíbrio musculoesquelético e fornece a base para a estabilização do nosso corpo. Fatores hereditários também podem causar hérnia de disco. No entanto traumas causados por esforço repetitivo, esportes, ou traumas diretos e a idade avançada podem também causar a hérnia de disco. 
Os sintomas mais comuns são dores na região onde existe essa lesão, podendo ser irradiadas para outras partes do corpo. Também tendo a sensação de formigamento ou dormência nos membros. Em casos mais graves há a perda de força nas pernas e incontinência urinaria. 
O tratamento se dá através de medicamentos analgésicos e da fisioterapia, já que apenas 10% dos casos precisam de tratamento cirúrgico. A fisioterapia vai cuidar da analgesia para o paciente, reeducações posturais, exercícios de musculação onde visa melhorar o grau de mobilidade músculo-articular, diminuir a compressão no complexo disco vértebras, fortalecer os músculos profundos e posturais da coluna vertebral através de exercícios terapêuticos específicos. 
Procurem um bom profissional, agende já a sua consulta!!