sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Movimente-se!!



A inatividade física, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), é o quarto fator de risco de morte no mundo. Tendo assim a grande importância da pratica de atividade física em qualquer idade e qualquer tipo de pessoa, sendo as exceções por conta de algumas situações clínicas que dificultam ou impedem de praticar essas atividades. É de acordo que nosso corpo funciona melhor quando está sempre em movimento. Os músculos se desenvolvem melhor quando são mais requisitados, todo o sistema circulatório tende a se adaptar à maior necessidade de suprir oxigênio durante as atividades físicas, além de que apresenta grandes vantagens como: evita o excesso de peso ou a obesidade, reduz a tenção arterial, reduz o estresse, reduz os sintomas de depressão e ansiedade, ajuda a desenvolver ou manter fortes os ossos, além de contribuir para a concentração e o bem estar físico e psicológico e melhora a auto estima.
O exercício físico é à base da fisioterapia. Como o próprio nome já diz é o exercício sendo usado como terapia para o tratamento de doenças que deixam sequelas como neurológicas, ortopédicas e traumatológicas. O exercício melhora a dor, o bem estar e melhora também o quadro funcional e patológico. A prática de exercícios deve fazer parte da vida de todos para o controle, manutenção e reabilitação da saúde. 
Pratique algum tipo de atividade física, corrida, caminhada, natação, musculação, pilates, crossfit, dança, andar de bicicleta, dentre outros.
A falta de atividade física é o fator de risco responsáveis pelas DCNTs (Doenças Crônicas Não-Transmissíveis) como, por exemplo, doenças cardiovasculares, câncer e diabetes.
Então a dica do dia é MANTENHA-SE EM MOVIMENTO!!

Andador infantil. Certo ou Errado?



Tem alguma mamãe de plantão por ai?

              Andador para os bebês, certo ou errado?

Errado, o andador trás diversos problemas para o bebê, principalmente para o seu desenvolvimento neuro-psico-motor. 
Desde o nascimento o bebê apresenta fases no seu desenvolvimento, esse desenvolvimento do bebê tem que acontecer, não necessariamente, na ordem das suas etapas, mas quanto mais na ordem for mais o seu desenvolvimento vai ser satisfatório. São essas as etapas: sustentar a cabeça, rolar, sentar, ficar de quatro apoios, ficar de joelhos, ficar em pé e por fim andar. 
O andador faz com que esse bebê pule varias etapas que serão essenciais para o futuro do seu desenvolvimento. Ele também causa atraso na marcha, se o bebê ainda for pequeno para o andador ele irá usar as pontinhas dos pés para poder alcançar o chão, o que poderá causar alguns problemas ósseos, musculares e tendinosos. O andador pode atingir 1m/s o que dificulta o adulto a alcança-lo, e ai acorre muitos acidentes em escadas, degraus entre outros. 
Procurem um andador que não force o desenvolvimento do bebê, e que não o faça pular várias etapas do seu desenvolvimento.
Então fica o alerta, ANDADORES SÃO PERIGOSOS!!