quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Isométricos? Isotônicos? Isocinéticos? Como Diferenciar?







O que são exercícios isométricos, isotônicos e isocinéticos?


✔️Exercícios isométricos são aqueles que desenvolvem a força estática, ou seja, sem movimentar o corpo. O músculo se contrai, mas não encurta e nem gera movimento. Suas vantagens são que ele desenvolve uma resistência estática, ou seja, a força que você precisa para puxar, carregar, empurrar ou sustentar um objeto. Já as desvantagens é que durante o exercício o fluxo de sangue no músculo para. A pressão arterial sobe e menos sangue volta para o coração. Podendo ser perigoso caso você tenha problemas cardíacos. 




✔️Exercícios isotônicos são aqueles onde a musculatura se contrai e encurta, provocando assim movimento. São exercícios dinâmicos e contribuem para a coordenação motora, flexibilidade e força. Quase todos os movimentos que fazemos são isotônicos. Suas vantagens são que fortalece o músculo em toda sua gama de movimentos. Já as desvantagens é que podem causar dores musculares por conta do stress, os músculos tornam-se fortes em um ponto e fracos em outros.



✔️Exercícios isocinéticos são aqueles onde o músculo, contrai e encurta em velocidade constante. A diferença de isotônica e isocinéticos é que geralmente na isotônica a contração é mais lenta no início. São exercícios que consistem em manter a mesma velocidade durante a execução do exercício. Para esse treinamento é necessário um equipamento especifico que detecta quando um músculo esta acelerando e ai aumenta a carga para desacelerá-lo. Suas vantagens são que o músculos ganham força uniformemente por toda extensão do movimento. Já as desvantagens é que o equipamento é muito caro, dificultando a sua aquisição. 

3 comentários: